Por que sou jornalista?

Impressão Digital 2No primeiro semestre da faculdade tive um trabalho que tinha um “título” mais ou menos assim: “Por que quero ser jornalista?” (na verdade não tenho certeza da frase exata, mas a ideia era por aí…

Eu, que vinha de outra faculdade, e por isso tinha uma escolha já mais “amadurecida” em relação aos meus colegas bixos, sabia: para ser jornalista!

Mas.. o que significa ser jornalista? Eu não tinha ideia.. hoje mesmo, se me perguntarem o que é ser jornalista, não sei responder. Não é ser o William Bonner, nem o cara do rádio, nem o famosão do jornal. Todos eles são jornalistas, mas ser jornalista não é ser nenhum deles, dá pra entender?

Uma conclusão que eu cheguei algum tempo atrás. Eu gosto de produzir conteúdo. Me dá um tema que eu pesquiso, produzo, entrevisto, escrevo e, sempre que possível, monto. Sobre o quê? Claro que tenho meus assuntos favoritos, mas não importa muito. Reportagem, matéria, coluna de opinião, resenha, release, crítica, crônica… tanto faz. O meu negócio é fazer o tico e o teco trabalharem alucinados, desenvolver, criar!

Impressão Digital 2Eu sempre gosto do resultado do meu trabalho. Raras vezes, felizmente, eu olhei para algo depois e pensei: “taqueopariu, como é que eu tive a cara de pau de entregar essa M… ?”.

Agora.. tem vezes que eu realmente GOSTO do que eu faço. Aquelas vezes em que eu olho para um trabalho e penso: “Bah, isso ficou bom… tu é o cara!”, hehehe… Não é presunção, eu apenas gosto MUITO do que produzo algumas vezes.

Hoje em dia, por exemplo, eu produzo (e isso pode incluir escrever, editar, participar de eventos, viagens, lançamentos, planejar) uma página diária sobre o mercado automotivo já faz mais de seis meses. Se for contar, já são quase duzentas páginas…

Ainda assim, mesmo no dia-a-dia volta-e-meia se consegue fazer algo nem que seja um pouco diferente, e ainda tem as viagens para os lançamentos, que são sempre muito proveitosas, e eu inclusive já tive algumas pautas sugeridas aprovadas (e  publicadas).

Impressão Digital 2É isso. Eu não tenho a presunção de ser o melhor jornalista do mundo. Eu apenas sei que sou um bom jornalista, num eterno exercício de aprendizado. Isso tem a ver inclusive com o meu gosto pessoal por ler, pensar, refletir e raciocinar.

Eu sou jornalista por que amo o que o que faço e as intermináveis possibilidades que isto me traz de colocar em prática, de uma só vez, não só a técnica que eu aprendi na faculdade, mas também o conhecimento adquirido em cada pauta e, mais importante, o meu estilo.

E o aprendizado de cada pauta me traz prazer. Conhecer mais, entender mais, compreender mais. É como disse Oliver Wendell Holmes (numa frase atribuída a Albert Einstein):

“”A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original”

Deixe um comentário