h1

Amores na Cataluña

22/11/2008

Eu admito. Tenho um certo preconceito contra os filmes do Woody Allen. Pra ser sincero, não lembro nem se eu cheguei a ver um filme todo dele antes. Me lembro de não gostar, antes ou mais que qualquer coisa.

Na época da faculdade, isso era quase um sacrilégio para alguns. Sabe como é, existe um tipo de “comunicólogo” que acha que se tu gosta do “pop” tu não serve. Em compensação, só não gostar do “pop” não é suficiente para estar “in”. Você também tem que gostar do “anti-pop”, o que inclui, é claro, Woody Allen.

Eis que hoje eu estava sem o que fazer, convidei um amigo para dar uma volta e ele sugeriu o último filme do diretor: Vicky Cristina Barcelona. “Ok.. me pegou de bom humor.. vou pela companhia, pelo programa diferente”, pensei.

O filme é sobre as férias de duas amigas – Vicky e Cristina, acima – em Barcelona (e com isso eu não preciso explicar o nome do filme rsrsrs). No jantar da foto elas encontram um pintor espanhol (com quem estão conversando) que as convida, do nada, para passar um final de semana em Oviedo com ele.

Cristina se apaixona pela idéia, mas Vicky, mais racional, reluta. E isso é mostrado de forma tão escancarada que já se vê: “ok.. quem vai se relacionar com o pintor no fim das contas é a Vicky”.

Bom.. sim, mas não, porém sim. Quero dizer. Sim, também é ela quem se relaciona com ele, mas nada é tão simples. E foi aí que o meu preconceito começou a ruir…

O roteiro é muito inteligente. O filme não é ágil (nem precisaria), mas tem um bom ritmo e um roteiro muito bom. Sem contar o texto, as falas e os comentários do narrador, inteligentíssimos. O fino e irônico humor da “sinceridade” espanhola está lá. Além disso, em nenhum momento o filme é previsível como o tempo todo ele parece ser. Deu pra entender?

Até o amigo que estava comigo comentou que numa determinada altura achou que tinha entendido tudo… mas eis que.. tchan!.. algo aconteceu para lembrá-lo que era mais um filme do Woody Allen. Sim, me pegou de surpresa também.

Impossível não falar do elenco. Javier Bardem está impecável na pele do sedutor, despreocupado, apaixonado e complexo pintor espanhol. Contudo, o meu “Oscar” vai para o trio de lindas atrizes que fazem deste filme o que ele é. Scarlet Johansson, a bela e “psicológicamente adolescente” Cristina; Penelope Cruz, a sensual e determinada Maria Elena; e Rebecca Hall, a belíssima, romântica e doce Vicky.

Woody Allen acertou. Na minha opinião, um grande filme. E não com ressalvas, como até eu esperaria. Um bom filme, que certamente está entre os que eu mais gostei este ano. Quero ir mais a fundo na obra do diretor, mas confesso que o preconceito ainda está presente… vamos ver no que vai dar…

De qualquer forma.. eu recomendo!!

4 comentários

  1. […] Impressão Digital II « Balançando no carnaval O curioso caso do Oscar 2009 23 / Fevereiro / 2009 Como tem acontecido nos últimos anos, eu assisti poucos dos filmes concorrentes ao Oscar desse ano. Que eu lembre, apenas 2. “O Cavaleiro das Trevas” e “Vicky Cristina Barcelona“. […]


  2. Oláaa :)
    Gosto dos filmes do Woody Allen. Mas não sou profunda fã e conhecedora. Na verdade o que mais gosto mesmo é do humor dele. Adoro o tipo rabugento ácido, meio que me identifico… hehehe
    Abração, boa semana
    Mi
    ps.:(chove MUITO aí tb ou a torneira só tá aberta em cima de nós, em Santa Catarina?)


  3. Concordo que em alguns filmes ele não é tão bom, mas no geral as produções dele são satisfatórias. Recomendo que você assista os seguintes longas do Woody Allen: Hannah e suas irmãs, Sonho de um Sedutor e Zelig.

    Era isso, meu amigo!


  4. Ha… lembro bem como era na faculdade… complicado!!! Também lembro de ter assistido “todos dizem eu te amo”… lembro que era adolescente e achei muito ruim, a ponto de dormir… talvez por isto que me lembro bem, acho que foi o unico filme dele que eu vi. Estava pensando sobre este, acho que me convenceu!!!



Deixe um comentário

