A Copa do Mundo é nossa…

( …geograficamente, pelo menos)

Uáááála !

Sejam todos bem vindos! Conforme prometido, com o fim da primeira fase da Copa do Mundo 2014 chegou a hora de ver o que temos de certo e de errado nos resultados!

Sim, por que o Pai Fábio só diz o que acontece, e se o anunciado não se concretiza, a culpa é das estrelas (e da Fifa, é claro).

Na primeira fase foram 136 gols em 48 jogos, o que dá uma excelente média de 2.8 gols por jogo.

Pois vamos começar as comparações. Como fiz em 2010, veremos grupo por grupo e depois traçarei um panorama e anunciarei o campeão!

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo A – Brasil, Croácia, México e Camarões
Como era óbvio, acertei os dois classificados. De fato, não fosse a derrota para o Brasil na estreia, a Croácia poderia ter continuado viva na Copa. E pior, somando-se a uma derrota no jogo com o México, com quem empatamos em um jogo terrível, quem voltaria para casa (oi?) seríamos nós. Acertos do Pai Fábio: 2 em 2.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália
Aqui eu também acertei as duas. Óbvio, por que apostei na Holanda em primeiro e, se nem o Mick Jagger apostou na seleção espanhola, de acordo com o inciso V do artigo 5º do Regulamento Oficial  das previsões do Pai Fábio, eu ganho esta por WO. Bom, como eu estou de bom humor e os chilenos nos enfrentarão nas oitavas, vou dar essa colher de chá.

Acertos do Pai Fábio: 3 em 4.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão
Num grupo incomum, sem nenhuma seleção de destaque, o jeito foi aproveitar que era futebol e chutar. E eu tinha acertado as duas de novo, só que o japonês fechou os olhos no último minuto e tomou o gol. Resultado: Grécia classificada.

obs 1: Tem um boato rolando que diz que o meia Leônidas, da Grécia, ameaçou chutar o presidente da FIFA e gritar “This is Spartaaaaaaa!”, e por isso eles se classificaram.

obs 2: imagina que barbada para o árbitro se comunicar em uma partida entre japoneses e gregos?

Acertos do Pai Fábio: 4 em 6.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália
Esse foi o grupo mais sensacional. A surpreendente Costa Rica, a “Imóbile” Inglaterra, a des-surpreendente Itália, que estreou vencendo e mostrando bom futebol contra os servos de Vossa Majestade e depois parou. Derrotas para Costa Rica e Uruguai, e ciao Italia!

E leva a turma do Rooney Tunes também…

Pelo jeito fui demais pelo óbvio nas previsões. Apostei nos dois  europeus, continuam no Brasil os dois sul-americanos.

Acertos do Pai Fábio: 4 em 8.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras
A França atropelou.. mas também, se não fizesse, tinha mais que pegar o primeiro baguete voador e voltar pra “Parrí”.

O Equador, única seleção a se hospedar no Rio Grande do Sul, conseguiu vaga.. no voo de ontem rumo à Quito. Honduras jogou como nunca e perdeu como sempre.

Sobrou a pontualidade suíça para ficar com a segunda vaga. Mesmo com o chocolate francês (ou seria melhor (mais infâme) dizer que a França transformou a defesa adversária em queijo suíço?), eles conseguiram a segunda vaga.

Acertos do Pai Fábio: 6 em 10.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo F: Argentina, Bósnia Herzegovina, Irã e Nigéria
Acredito que, para Porto Alegre, o dia mais marcante da Copa de 2014 será sempre o do jogo entre Argentina e Nigéria. Pela incrível invasão hermana em todos os cantos da cidade, pelo belo jogo e, é claro, pelo show de Lionel Messi (o primeiro dele nesta Copa).

A Bósnia me surpreendeu, jogou melhor do que eu esperava mas não foi suficiente. Contudo, desde o começo era claro que Bósnia e Irã não “irã” a lugar nenhum. Acertei os dois!

Acertos do Pai Fábio: 8 em 12.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos
Uma das grandes decepções da Copa foi a seleção portuguesa. Com um Cristiano Ronaldo pela metade, os lusos não disseram o que pretendiam vindo para o Brasil. Sorte dos homens do Tio Sam, que ficaram com a segunda vaga.

Gana? Faltou para Gana. Eles jogaram bem menos que em outras Copas, e voltaram pra casa. Pelo menos não voltam de mãos vazias (já que veio um avião do país africano com dinheiro vivo para distribuir aos jogadores).

Apostei Alemanha e Portugal. Um certo.

Acertos do Pai Fábio: 9 em 14.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul
A Bélgica era uma das sensações pré-Copa. Eu não achava que seria tudo isso, e realmente não foram. Só por que ganharam os três jogos? Ah, para…

Eu apostei nos russos para liderar o grupo e.. me dei mal. Os argelinos voltarão a Porto Alegre na próxima semana graças à classificação inédita em Copas do Mundo.

Acertos do Pai Fábio: 10 em 16.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Os cruzamentos são:

(comparando: em verde os times que o Pai Fábio apostou certo, mas na posição errada no grupo, e em azul os acertos 100%)

Brasil x Chile
Colômbia x Uruguai
França x Nigéria
Alemanha x Argélia
Holanda x México
Costa Rica x Grécia
Argentina x Suíça
Bélgica x Estados Unidos

Estatisticamente:

Eu tinha previsto um massacre europeu, com 10 dos 16 classificados. No fim, foram 6 em 16, enquanto cinco (e não três) dos seis sul-americanos se classificaram. Ou seja, o aproveitamento sul-americano foi surpreendente.

Tanto que já é certo que teremos um sul-americano entre os quatro melhores. os vencedores de Brasil x Chile e Colômbia x Uruguai se enfrentam nas quartas, pela vaga nas semi-finais.

Os outros seis confrontos têm pelo menos uma seleção europeia enfrentando um adversário de outro continente.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Comparação:

Dos 13 europeus, o Pai Fábio previu 10 classificados, foram 6. Sete voltaram pra casa. (Bósnia e Croácia, eliminados certos,  mas Grécia passou, e Espanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Rússia enganaram os astros). Cinco acertos.

Dos 6 sul-americanos, o Pai Fábio lembrou da infância e previu três-dentro, três-fora. Foram 5 classificados e apenas o Equador indo… de vooolta pra caaasa…. Três acertos.

Acima do Equad.. digo, da Colômbia (Concacaf), o Pai Fábio acertou na mosca a classificação do México e a eliminação de Honduras, mas não viu que Costa Rica e Estados Unidos também passariam. Um acerto.

O único africano que o Pai Fábio previu classificado foi a Nigéria. 100% de acerto, não fosse a classificação da Argélia. Um acerto.

Entre os asiáticos, o Jaspion e o Jiraya (astros japoneses) tentaram classificar o Japão, mas não conseguiram.

Em relação a 2010 o aproveitamento melhorou: este ano 62,5% classificados haviam sido anunciados no dia do sorteio dos grupos. E, assim como na Copa da África do Sul, isso continua não significando NADA.

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

E agora? Vejamos as semifinais.

Um sul-americano já está entre os quatro. Espero que sejamos nós, e acho que se jogarmos sério, a vaga é nossa.

A segunda vaga tem dois confrontos Europa x África. França x Nigéria contra Alemanha x Argélia (jogaço em Porto Alegre). Torcerei pelos argelinos no jogo de Porto Alegre, mas acho que a semifinal terá um europeu campeão mundial (ou tri?) para enfrentar o sul-americano.

Do outro lado, uma vaga será entre o vencedor de Holanda x México contra Costa Rica x Grécia. O certo é que não será a Grécia, e a tendência é que seja a Holanda. Surpresa? Apostaria mais na Costa Rica do que nos mexicanos… Tem que escolher um? Laranja Mecânica.

Argentina x Suíça e Bélgica x Estados Unidos decidem a última vaga. Acredito nos hermanos, mas não na Bélgica. Os norte-americanos passam pelos belgas, mas ficam em “Buenos Aires”.

Semi-finais: Sul-americano x Alemanha e Holanda x Argentina.

SE formos nós, as semifinais ficam sendo:

Final de 2006 x Final de 1978

Nada mal…

Brazuca Brazuca Brazuca Brazuca

Não sei quem será o campeão, mas torço pelo vencedor da primeira chave. A Holanda é historicamente mais do que merecedora, até por ser  a única tri-vice-campeã mundial, incluindo 2010 (a Alemanha já foi 4x vice). Se não for, que seja um sul-americano que não a Argentina.

Se seremos nós? Eu sei, mas só conto dia 14 de julho…

E nos vemos em 2018!

Deixe um comentário